Tempo

Chuva de granizo atinge vários pontos do Rio e Niterói; veja vídeos

Gravações mostram momentos do fenômeno

Pedras de gelo foram registradas.
Pedras de gelo foram registradas. |  Foto: via grupo Enfoco
 

Moradores do Rio de Janeiro ficaram surpresos com uma chuva de granizo que atingiu bairros da cidade na tarde desta segunda-feira (16). A cidade entrou em estágio de Mobilização devido ao índice de chuva para  o dia.

O estágio é o segundo nível em uma escala de cinco. Ele significa que há riscos de ocorrência de alto impacto na cidade.

Através das redes sociais, moradores da Zona Norte do Rio como Vila Isabel, Tijuca e Grajaú gravaram toda a situação. Imagens mostram o estádio de São Januário e o Maracanã tomados por pedras de gelo.

Em Niterói, bairros da Zona Sul como Icaraí e Ingá também registraram o ocorrido. A Defesa Civil Municipal emitiu um alerta indicando que a cidade está em estágio de atenção. Na rua Santo Cristo, no Fonseca, na Zona Norte, uma árvore caiu e interditou o trecho. Um veículo da Defesa Civil esteve no local.

A cidade de Maricá também entrou em estágio de atenção.

Ponte Rio-Niterói

Queda de árvore e de um poste de energia interditaram o ponto de ônibus do Mocanguê.
Queda de árvore e de um poste de energia interditaram o ponto de ônibus do Mocanguê. |  Foto: via grupo Enfoco
 

Na Ponte Rio-Niterói, uma árvore e um poste de energia elétrica caíram devido a chuva e ao vento na altura do Mocanguê, sentido Niterói. Por causa disso, a concessionária EcoPonte informou ao ENFOCO que o ponto de ônibus do local teve que ser bloqueado e uma faixa da pista também. Não houve vítimas.

Para a chegada do comboio, a Ponte precisou ser interditada completamente por cinco minutos.

Já no sentido Rio, uma faixa também foi interditada, também na altura do Mocanguê, devido a queda de um banheiro químico que estava sendo transportado por um caminhão.

Veja os registros:

  
 
     
 
Maracanã ficou tomado por pedras de granizo.
Maracanã ficou tomado por pedras de granizo. |  Foto: Reprodução Redes Sociais
 

Fenômeno

Ao ENFOCO, o metereologista Wanderson Silva informou que há uma aproximação de uma frente fria que justificaria a produção desse fenômeno.

"Nós temos a aproximação de uma frente fria que possui uma massa de ar fria na sua retaguarda. À medida que esse ar mais frio e denso avança, ele força o ar quente e úmido a subir formando nuvens profundas como as Cumulonimbus, provocando pancadas de chuva localmente fortes e até mesmo granizo", contou o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

< Vídeo mostra discussão entre perito e comerciante em ferro-velho Hacker tenta devolver conta da mulher de Ganso por ser fã do meia <